quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sucesso Traz Felicidade?

Felicidade e Sucesso
Adicionar legenda

Hoje vamos filosofar um pouco sobre SUCESSO e FELICIDADE. Mas primeiro poderíamos tentar definir o que é sucesso e o que é felicidade. De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, “sucesso é conseguir o que você quer” e “felicidade é querer o que você conseguiu”. Com isso em mente, voltemos à pergunta que é o título deste artigo: Sucesso Traz Felicidade? Ou será que é o contrário? Vejamos.






É uma antiga suposição que o Sucesso, seja na escola, no trabalho ou no relacionamentos, traz felicidade. Muitos de nós nos esforçamos para o sucesso, gastando longas horas em nosso trabalho ou estudos, na esperança de alcançar o sucesso e, como uma consequência do sucesso, a felicidade.

Mas uma revisão de 225 estudos no Psychological Bulletin descobriu que a felicidade não segue necessariamente o sucesso. Na verdade, é exatamente o oposto: A felicidade é que leva ao sucesso.

De acordo com as conclusões do estudo, as pessoas felizes buscam e realizam novos objetivos que reforçam a sua felicidade e outras emoções positivas.

Sonja Lyubomirsky, Ph.D., da Universidade da Califórnia, Riverside e colegas analisaram três tipos de estudos: aqueles que compararam diferentes grupos de pessoas, aqueles que acompanharam indivíduos ao longo do tempo e aqueles que examinaram os resultados em ambientes controlados.

Esses estudos examinaram questões como: “Será que as pessoas felizes têm mais sucesso do que as pessoas infelizes? Será que a felicidade vem antes do sucesso? E vale a pena incitar comportamentos orientados para o sucesso? ”

Os resultados de todos os três tipos de estudos sugerem que a felicidade leva a maiores sucessos na vida. Lyubomirsky sugere que “isso pode ser porque as pessoas felizes freqüentemente experimentam humores positivos e estes estados de espírito positivos os leva a ser mais propensos a trabalhar ativamente em direção a novos objetivos e a criar novos recursos. Quando as pessoas se sentem felizes, elas tendem a se sentir confiantes, otimistas e dispostas e outros as consideram mais simpáticas e sociáveis. ”
Isso não significa que as pessoas felizes são sempre bem-sucedidas e nunca se sentem tristes. Parte de um saudável senso de bem-estar inclui experimentar emoções dolorosas em resposta a circunstâncias de vida difíceis e aflitivas.

Outros fatores também contribuem para o sucesso, incluindo a inteligência, aptidão, apoio social e perícia. Mas Lyubomirsky diz: “os indivíduos felizes são mais propensos do que seus pares menos felizes a ter casamentos e relacionamentos gratificantes, altos rendimentos, o desempenho superior no trabalho, envolvimento da comunidade, boa saúde e até mesmo uma vida mais longa.”

 

Estratégias para ser mais feliz

Então, como você pode se tornar mais feliz?
Em outra revisão de estudos sobre a felicidade, olhando para 51 estudos que testaram tentativas de aumentar a felicidade através de diferentes tipos de pensamento positivo, Lyubomirsky identificou alguns aspectos fundamentais para melhorar a felicidade:

Seja grato.
Pessoas relataram um sentimento de felicidade que durou semanas e meses após escreverem cartas de gratidão para os outros - que nem foram enviadas.

Seja otimista.
Olhar as situações por um ângulo positivo resultou num aumento da felicidade para os participantes do estudo.

Conte suas bênçãos.
As pessoas que escreveram três coisas positivas que aconteceram com elas a cada semana sentiram-se mais felizes e satisfeitas.

Use seus pontos fortes.
Identificar os pontos fortes e fazer um compromisso de tentar usá-los de novas maneiras pareceu aumentar a felicidade em participantes de um estudo.

Agir com gentileza.
As pessoas que ajudam os outros relatam que isso também ajuda a seu próprio senso de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário